quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Como funciona o motor monofásico


Os motores monofásicos de fase auxiliar podem ser de
dois tipos: motores de partida sem capacitor e com capacitor.
Nos motores de partida sem capacitor, durante a partida
o enrolamento auxiliar fica ligado diretamente em paralelo
com o enrolamento principal. Quando o motor atinge certa
velocidade, cerca de 75% da velocidade normal, um interruptor
automático desliga o enrolamento auxiliar, passando o
motor a funcionar apenas com o enrolamento principal.

Os motores de partida com capacitor têm funcionamento
igual ao acima descrito, tendo apenas ligado em série com
o enrolamento auxiliar um capacitor.

A velocidade dos motores monofásicos depende do número
de pólos e da freqüência da rede de alimentação.
Os motores monofásicos de fase auxiliar são
normalmenteencontrados com 2,4 e 6 pólos, para as freqüências
de 50 a 60 Hz.
Os motores monofásicos de fase auxiliar dotados de
capacitor possuem um torque (arranque) mais vigoroso. Normalmente,
o capacitor é usado em motores que partem com
carga considerável.
Podem-se encontrar motores de fase auxiliar com dois,
quatro ou seis terminais de saída, que podem combinar-se
para várias tensões de rede e para inversão da rotação por
meio de chave reversora.
Quando o motor monofásico está parado, as molas fazem
com que as massas centrífugas empurrem o carretel sobre
os contatos, fechando o circuito do bobinado de arranque.
O motor está assim em condições de arrancar. Quando
o motor alcançar aproximadamente 75% de sua velocidade
de funcionamento a força centrífuga desloca as massas, arrastando
o carretel e abrindo os contatos que desligam o
bobinado de arranque. A partir daí o motor passa a funcionar
somente com o bobinado principal. Ao desligar o motor o dispositivo
age de forma inversa, deixando o motor em condições
de um novo arranque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário